CONSÓRCIO RIO BARRA RECICLA 100% DA ÁGUA UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DA LINHA 4 DO METRÔ
A Queiroz Galvão, líder do Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pela Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, implantou diversas iniciativas de sustentabilidade para minimizar os impactos ambientais da obra.
Uma das principais ações é a criação de estações de tratamento da água resultante das escavações dos túneis. Em operação desde o início de 2011, essas instalações garantem o reaproveitamento de 84 mil litros diários de água.
O volume é devolvido aos equipamentos ou reutilizado na limpeza das máquinas, do canteiro de obras ou em outras necessidades do local. Hoje, 100% de todo o efluente é tratado, tendo já resultado em mais de 50 milhões de litros de água reaproveitados.
A construção da Linha 4 do Metrô carioca teve início em junho de 2010, e a previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro de 2015. Atualmente o projeto conta com 1.600 colaboradores em atividade, número que pode subir para 2.500 no pico dos trabalhos.
A expansão do sistema metroviário do Rio de Janeiro permitirá a ligação entre a Barra da Tijuca, na zona oeste, e Ipanema, na zona sul. Com capacidade para transportar mais de 300 mil pessoas por dia, a nova linha retirará das ruas cerca de dois mil veículos por hora.